O que é Inferência Textual?

Vamos entender o que é Inferência Textual (D3Inferir o sentido de uma palavra ou expressão) e exercitar o que aprendemos com atividades sobre o assunto da Língua Portuguesa.

Na interpretação textual, as hipóteses (interrogações) precedem a inferência e devem ser utilizadas sempre, pois ajudam a encontrar a essência do texto.

Ler é um exercício. Levantar hipóteses, analisar, comparar, relacionar são passos que auxiliam nessa tarefa. Entretanto, existe uma habilidade que merece destaque: a inferência.

O que é Inferência Textual?


Inferência significa deduzir, chegar a uma conclusão por meio do raciocínio.

Inferir (inferência) significa realizar um raciocínio com base em informações já conhecidas, a fim de se chegar a informações novas, que não estejam explicitamente marcadas no texto.

Vamos entender o que é Inferência Textual (D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão) e exercitar o que aprendemos com atividades sobre o assunto da Língua Portuguesa.

Na leitura de um texto, precisamos inferir (deduzir) por meio das pistas que o próprio texto deixa.

Na leitura de um texto, precisamos inferir (deduzir) por meio das pistas que o próprio texto deixa.


Nem sempre as informações estão escritas de forma literal no texto. O texto pode dizer mais do que está escrito na superfície, e ter muita coisa nas entrelinhas. Para compreender essas ideias, é preciso raciocinar a partir do contexto.

A inferência acontece quando o leitor baseia-se nas informações do texto para deduzir algo permitido pelo texto, permitindo extrair do texto elementos como pistas, dados e ideias que serão parte do pr
ocesso de interpretação do texto.

Exemplos de Inferências Textuais


Considere a seguinte situação: João passa em frente a minha casa todos os dias para ir ao trabalho. Hoje ele não passou e então eu digo: “João não foi trabalhar”.

Por que eu chego a essa conclusão? Porque fiz uma inferência. João pode mesmo não ter ido trabalhar, mas também pode ter seguido para o trabalho por outro caminho. Eu vi uma parte do todo e tirei conclusões apressadas sobre o todo. Isso é inferência e ela poderá levá-lo a conclusões erradas e a problemas de comunicação.

A inferência é um obstáculo à comunicação e a maior causadora de boatos e problemas de relacionamento interpessoal, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Outro exemplo:

“Maria foi ao cinema, assistiu ao filme sobre dinossauros e voltou para casa.”

Lendo esta frase, o leitor recupera os conhecimentos relativos ao ato de ir ao cinema: no cinema existem cadeiras, tela, bilheteria; há uma pessoa que vende bilhetes, outra que os recolhe na entrada; a sala fica escura durante a projeção, etc. Enfim, isto não precisa ser dito explicitamente. Se assim não fosse, que extensão teriam nossos textos para fornecer, sempre que necessário, todas estas informações?

Daí a importância das inferências na interação verbal. Se quiséssemos dizer que Maria não conseguiu ver o filme até o final, isto teria que ser explicitado, porque, normalmente, a pessoa vê o filme inteiro.

Exemplo de Inferências de uma Charge


Vamos entender o que é Inferência Textual (D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão) e exercitar o que aprendemos com atividades sobre o assunto da Língua Portuguesa.

Primeiro, você deve observar as imagens: um homem e uma mulher digitando em um computador. O homem está digitando com um dedo só (o que mostra que ele não tem muita experiência nisso). Ele usa óculos, tem bigode, e os dois usam roupas comportadas. Você já deve ter inferido:

- O homem e a mulher são casados;
- Não são experts em uso de computadores;
- Os dois são adultos.

Até a leitura desta parte você inferiu:

- O homem e a mulher possuem um filho;
- Esse filho está longe deles, por isso estão escrevendo um e-mail.

Porém, o autor quebrou com a inferência que você criou até aqui! Veja: "Por favor, desligue seu computador e desça para comer alguma coisa. Com amor, Papai."

Chegando a uma Conclusão sobre a Inferência da Charge


Provavelmente você entendeu essa jogada do autor. Mas ainda existe algo por trás dessa charge que lemos: uma crítica.

Pense nessas questões:

- Como é a relação entre pai, mãe e filho nessa família?
- Será que eles têm muito contato uns com os outros?
- Será que os pais passam tempo com o filho e vice-versa?
- É normal os pais escreverem um e-mail chamando o filho para o jantar?
- Será que o filho é mais antenado à tecnologia que os pais?
- Já chegou a uma conclusão?

Concluindo sobre a Inferência da Charge


Com essa charge, por meio do humor, o autor está criticando a forma como A TECNOLOGIA ESTÁ AFASTANDO AS PESSOAS, inclusive nas relações familiares.

Para chegar a essa conclusão você precisou fazer inferências, ativar o seu conhecimento de mundo e levantar hipóteses. Para realmente interpretar um texto é preciso sempre fazer isso!

Vamos analisar agora a parte escrita: "
Querido Júnior, como você tem passado? Sua mãe e eu estamos bem. Estamos com saudade."

Confira Exercícios sobre Inferência Textual com questões para treinar sobre o assunto.

Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url