Descritor D1 - 9.º ano do Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa

Neste artigo, irei postar sobre o Descritor D1 do 9.º ano do Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa.

Vamos entender cada um dos Descritores em vários textos de forma separadamente com exemplos para o Saeb/Prova Brasil.

Descritor D1 - 9.º ano do Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa

TÓPICO I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA


Este tópico agrega um conjunto de descritores que indicam as habilidades linguísticas necessárias à leitura de textos de gêneros variados. O leitor competente deve saber localizar informações explícitas e fazer inferências sobre informações que extrapolam o texto. Deve identificar a ideia central de um texto, ou seja, apreender o sentido global e fazer abstrações a respeito dele. Deve também perceber a intenção do autor, saber ler as entrelinhas e fazer a distinção entre opinião e fato. Deve, ainda, saber o sentido de uma palavra ou expressão pela inferência contextual.

Este Tópico abrange os descritores a seguir: D1, D3, D4, D6 e D11.

D1 – Localizar informações explícitas em um texto


Um texto, em geral, traz informações que se situam na sua superfície – e são, assim, explícitas – ou traz informações apenas implícitas ou subentendidas. A habilidade prevista nesse descritor concerne à capacidade do aluno para localizar, no percurso do texto, uma informação que, explicitamente, consta na sua superfície. Como se vê, corresponde a uma habilidade bastante elementar.

Ou seja, por meio desse descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno encontrar o que está enunciado claramente na superfície do texto. Embora pareça tratar-se de uma habilidade muito simples, ela vai se tornando complexa à medida que a informação solicitada estiver em partes do texto de mais difícil compreensão.

Assim, espera-se que o item relativo a esse descritor solicite do aluno a identificação de uma determinada informação, entre várias outras expressas no texto. 

Exemplos:

Descritor D1 do 9.º ano do Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa. Vamos entender os Descritores em vários textos para o Saeb/Prova Brasil.
Questão 01 - O bicho-pau se parece com
A) (    ) florzinha seca.
B) (    ) folhinha verde.
C) (  X  ) galhinho seco.
D) (    ) raminho de planta.

Descritor D1 do 9.º ano do Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa. Vamos entender os Descritores em vários textos para o Saeb/Prova Brasil.
Questão 02 - Segundo a autora, “um dos piores crimes que se podem cometer” é
A) (    ) a venda de narcóticos.
B) (  X  ) a falsificação dos remédios.
C) (    ) a receita de remédios falsos.
D) (    ) a venda abusiva de remédios
Post Anterior Próximo Post
1 Comentários
  • Luh Dantas
    Luh Dantas 13 agosto, 2023

    Fazendo teste de comentário.

Adicionar Comentário
comment url