Educação inclusiva: somos diferentes mas semelhantes

Inclusão Social

O termo Inclusão social é utilizado ao fazer referência à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência às escolas de ensino regular e ao mercado de trabalho, ou ainda a pessoas consideradas excluídas, que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade, por motivos como:

- Condições socioeconômicas;

- Gênero (homem, mulher), homossexual;

- Etnia (Raça);

- Falta de acesso a tecnologias (exclusão digital).

O processo de inclusão social de pessoas com necessidades especiais tornou-se efetivo a partir da DECLARAÇÃO DE SALAMANCA que foi uma Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais em 1994, respaldada pela Convenção dos Direitos da Criança (1988) e da Declaração sobre Educação para Todos (1990).

Os projetos de inclusão social de maior repercussão, depois da Lei de Salamanca, são os seguintes:

- O processo de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular,

- A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho nas empresas com mais de cem funcionários (2% das vagas)

- O sistema de cotas para negros, índios e estudantes egressos da escola pública nas universidades.

A inclusão social, em suas diferentes faces, é efetivada por meio de políticas públicas, que além de oficializar, devem viabilizar a inserção dos indivíduos aos meios sociais. Para isso, é necessário que sejam estabelecidos padrões de acessibilidade nos diferentes espaços (escolas, empresas, serviços públicos), assim como é necessário o investimento em formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos no processo de inclusão, principalmente dos professores.

Educação inclusiva - inclusão social

Educação inclusiva – Somos Diferentes e Semelhantes: aprendendo com as diferenças

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é uma importante oportunidade para refletirmos sobre a importância da inclusão social. Somos todos diferentes! Podemos ter vários tamanhos, idades, formas, origens, gostos, atitudes, religiões..., basta olhar para o lado e enxergar o outro para perceber. O importante é entendermos que precisamos respeitar as nossas diferenças! Como pessoa, você deve ser respeitada, mas também não pode esquecer que deve respeitar o próximo.

No dia 21 de setembro (dia também da árvore), é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera (23 de setembro), estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.

Educação inclusiva - inclusão social

Percebe-se, portanto, que existem diferentes tipos de deficiência e cada uma é responsável por um tipo diferente de limitação. Muitas vezes, essas limitações podem comprometer a qualidade de vida do indivíduo; por isso, faz-se de extrema necessidade o desenvolvimento de medidas de inclusão.

Muitas conquistas já foram obtidas, mas muitas pessoas com deficiências ainda sofrem com a falta de acessibilidade e preconceitos. A falta de acessibilidade é uma grande barreira, uma vez que impede, muitas vezes, a locomoção, a comunicação e até mesmo o direto à informação. Já o preconceito faz com que a deficiência se torne um empecilho para arrumar um emprego ou continuar os estudos, por exemplo.

Assim sendo, a luta deve ser constante, e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é uma oportunidade para demonstrar força na busca pelos direitos dessas pessoas.

Educação inclusiva - inclusão social

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

QUESTÃO 01 – O que é inclusão social? Quais os motivos da inclusão social?

QUESTÃO 02 – Quando se tornou efetivo o processo de inclusão social de pessoas com necessidades especiais? O que foi a Declaração de Salamanca?

QUESTÃO 03 – Quais são os principais projetos de inclusão social?

- Acompanhe a música e depois responda:


educação inclusiva - Inclusão Social

QUESTÃO 04 – De qual parte da letra da canção você mais gostou? Por quê?

QUESTÃO 05 – De acordo com a letra da canção, somos diferentes em quê?

QUESTÃO 06 – Leia as frases e escreva (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO, de acordo com a letra da canção:

A) (     ) Ser diferente é normal.

B) (     ) Cada um pode ter sua fé.

C) (     ) Nem todo mundo tem que ser especial.

D) (     ) Cada um tem seu jeito de crescer, aparecer e se manifestar.

E) (     ) Tanto faz a cor dos olhos ou da pele, todos somos especiais.

QUESTÃO 07 – No verso: “Todo mundo tem seu jeito SINGULAR”. Assinale com um X a alternativa que indica o que a palavra destacada significa:

A) (     ) No lugar

B) (     ) Único

C) (     ) Coletivo

QUESTÃO 08 – O verso "Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal” reforça a reflexão sobre o fato de que:

A) (     ) pensar diferente do grupo a que se pertence não é normal.

B) (     ) ser sempre igual a uma coletividade não é o ideal.

C) (     ) copiar os outros no visual e ter a mesma fé é ótimo.

D) (     ) manifestar-se igual aos outros pode ser excelente.

QUESTÃO 09 – Elabore um Cartaz sobre Inclusão tomando como exemplos os cartazes abaixo.

OBSERVAÇÃO: Não é para fazer igual. Pesquise sobre “Cartazes sobre Inclusão” para se basear no seu trabalho. Você pode usar uma folha de caderno, ou papel ofício, ou cartolina. Pode desenhar ou colocar figuras. Deve escrever alguma frase ou frases sobre o tema de Inclusão.

educação inclusiva - Inclusão Social

Gostaram do tema sobre Educação Inclusiva? Deixe sua opinião!
COMPARTILHE:
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url