AVALIAÇÃO - Produção do Texto de Crônicas - 9.º ano - Aula 41

Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Luiz Joaquim dos Santos
Professora: Luciene
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Série: 9.º Ano
Turma: A
Turno: Manhã
Conteúdo: EXERCÍCIOS DE VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM (AVALIAÇÃO) – 3.ª NOTA DO 2.º BIM. – Produção do Texto de Crônicas para as Olimpíadas de Língua Portuguesa (5)
Semana 21 – Aula 41 – DIA: 26 / 07 / 2021 – Segunda-feira

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
- Entregar a Crônica até o dia 29 / 07 / 21 – Sexta-feira

Produção do Texto de Crônicas para as Olimpíadas de Língua Portuguesa

PRODUÇÃO DO TEXTO FINAL

Agora chegou a hora da produção do texto de Crônicas! Este texto valerá como uma AVALIAÇÃO (Prova) para a disciplina de Língua Portuguesa. Será a 3.ª a nota (a última nota) do 2.º Bimestre.

- LEIA!!! Para a escrita do texto de Crônicas:

- Pense no lugar em que a história se passa: envolve o espaço da cidade inteira? Envolve uma rua? Um bairro? Uma escola? Um sítio? Uma vila? Enfim, muitas são as partes do lugar em que você vive que podem se tornar cenário da história.

- A história que você escolher contar PRECISA SER CURTA, algo que aconteça em poucos minutos ou poucas horas, como nos exemplos de crônicas que nós lemos.

- Foco narrativo. Nesta Crônica, você deverá escrever o texto como narrador-personagem. Lembre-se de que você deve narrar uma história (partindo da realidade e podendo acrescentar pontos de ficção) sobre o lugar em que você vive. Assim, você será um NARRADOR-PERSONAGEM, ou seja, você narra a história e ao mesmo tempo participa dela como personagem. Além de ser você uma personagem da crônica, você pode INCLUIR OUTRAS PERSONAGENS, apresentando suas características, o que elas fazem no lugar em que você vive, entre outros aspectos.

- Enredo. PENSE EM ALGO INTERESSANTE E QUE MEREÇA SER CONTADO em forma de crônica envolvendo o lugar em que você vive: pode ser uma situação acontecida há pouco tempo, uma situação que se repete constantemente, a rotina do lugar em que você vive, enfim, algo que seja atraente para ser contado e lido.

- Sua crônica pode provocar HUMOR (ou seja, ser divertida), pode ser IRÔNICA (dizendo coisas que esperamos que o leitor entenda justamente o contrário), pode ainda ter um tom LÍRICO (mexendo com sentimentos e emoções) e pode também ser CRÍTICA (fazendo o leitor refletir sobre algo, como problemas sociais e comportamentos humanos). Não é preciso que sua crônica tenha todos esses elementos. Você pode escrevê-la utilizando apenas um ou alguns deles.

- Linguagem coloquial (uma “conversa” com o leitor).

- A história que você narrará pode ainda trazer ALGO QUE SURPREENDA O LEITOR, algo que ele de fato não espera encontrar em seu texto: pode ser uma personagem inesperada, um acontecimento (como a morte narrada na crônica “Meu morro”); enfim, você é capaz de “pegar” o seu leitor de surpresa. Faça isso!

- Para encerrar o seu texto, pense no DESFECHO, ou seja, a maneira como sua Crônica termina: a história pode ter UM FIM CLARO, pode ter UM FIM QUE FICA EM ABERTO, dando uma ideia de que o que foi narrado continua a se repetir e pode ainda ter UM FIM SURPREENDENTE (como acontece na Crônica “Meu morro”, embora ela traga a rotina da favela, ou seja, o que se repete constantemente por lá).

- Se tiver alguma dificuldade em escrever, retome os textos vistos como exemplos durante as atividades (há vários exemplos de Crônicas), você deverá fazer um texto semelhante



- Você deverá escrever uma Crônica sobre a temática “O lugar onde vivo”. Seu texto deverá ser original, de sua autoria, ou seja, você mesmo que deve escrever, NÃO pode ser copiado de livros nem da internet. Seu texto deverá ter no mínimo 20 linhas.

- Depois de planejar e escrever a primeira versão do seu texto em uma folha à parte (pode ser no caderno), RELEIA TUDO O QUE ESCREVEU, analisando a presença dos elementos do gênero crônica, REVISANDO TODO O PORTUGUÊS DO SEU TEXTO E CORRIGINDO o que for necessário (você pode pedir a minha ajuda, se for preciso).

- Escolha um TÍTULO bem atrativo para o seu texto. O título precisa estar ligado ao que você escreveu em seu texto. Por isso, faça isso por último. Além disso, lembre-se de que título e tema são coisas diferentes. 

- Depois de escrito, envie a foto para o meu privado.

Boa sorte! Capriche no texto! Escreva o título e o seu texto de Crônicas na folha seguinte. Estarei aguardando ansiosamente. Lembre-se do prazo de entrega até o dia 29 / 07 / 21 – Segunda-feira. Um abraço!

Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url