Crônica – O que é e quais suas características? - 9.º Ano - Aula 15 - Dia 26/04/21

Crônica – O que é e quais suas características? - 9.º Ano

Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Luiz Joaquim dos Santos
Professora: Luciene Castor Dantas Quintão
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Ano: 9.º        Turma: 
A          Turno: Manhã
Semana 08 – Aula 15 – DIA: 26 / 04 / 2021
Conteúdo: Crônica – O que é e quais suas características?

OBSERVAÇÕES:
- Não precisa copiar o Assunto, mas copie os Exercícios no seu caderno para conferir as respostas.
- Clique em "Ver precisão" e confira as respostas corretas do Exercício.

O QUE É CRÔNICA?


A palavra “crônica” vem do latim chronica, “relato de fatos ou histórias de acordo com a ordem em que se sucedem no tempo”, derivado do adjetivo chronica, “relativo a tempo”. No entanto, o latim baseou-se no vocábulo grego khrónos, “tempo”. Esse nome é emprestado do deus grego Cronos, filho de Urano (Céu) e Gaia (Terra).

A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

As características das crônicas


Veja quais são as principais características da crônica:

  • Escrita em textos curtos e de fácil compreensão;
  • Possui linguagem despojada e simples;
  • Narra situações do cotidiano;
  • O uso de poucos personagens (às vezes, nenhum);
  • Caráter crítico sobre comportamentos e situações;
  • O uso do humor crítico, irônico e sarcástico;
  • Segue um tempo cronológico determinado;
  • Espaço reduzido.

Para que serve uma crônica?


Por ter caráter jornalístico e apresentar textos que narram e refletem o cotidiano, as crônicas servem para fazer uma crítica com a intenção de causar reflexão no leitor sobre determinado assunto. Os bons cronistas são aqueles que conseguem perceber, no dia a dia de suas vidas, impressões, ideias ou visões da realidade que não foram percebidas por todos.

Tipos de crônicas


Crônica descritiva
Expõe de forma mais detalhada os atributos de pessoas, animais ou objetos. Em geral, é um artigo descritivo sobre situações corriqueiras com uma linguagem dinâmica e conotativa, dando características sobre o local e/ou personagens que aparecem.

Crônica narrativa
Apresenta elementos da narração em sua estrutura, que pode ser feita na 1.ª pessoa do singular (narrador personagem) ou 3.ª pessoa do singular (narrador observador ou onisciente). Esta crônica é marcada pela narração de situações cotidianas sob uma ótica individual. O texto apresenta um enredo com personagens, tempo e espaço. Suas principais características são humor, ação e crítica.

Crônica narrativo-descritiva
Apresenta características narrativas e descritivas de maneira intercalada no decorrer do texto, com acontecimentos retratados em uma sequência temporal.

Crônica dissertativa
A apresentação explícita da opinião do autor sobre determinado assunto do cotidiano é a principal característica desse tipo de crônica, que pode ser escrita em 1.ª do singular ou 3.ª pessoa do plural.

Crônica humorística
Utiliza a ironia, o humor e o sarcasmo para tratar assuntos que impactam a sociedade, como por exemplo, política e economia. O uso da ironia, de comparações inusitadas ou a utilização de temas cômicos são algumas das técnicas usadas.

Crônica jornalística
Esse tipo de crônica mistura tipologias textuais narrativa e argumentativa, apresentando notícias ou fatos baseados no cotidiano. Então, a crônica jornalística pode ser caracterizada como um gênero que mistura fragmentos narrativos – em geral, pequenos fatos cotidianos são contados para, em seguida, promover-se uma reflexão sobre eles – e trechos mais longos de reflexão e argumentação sobre o fato narrado. É esperado que o tema da crônica jornalística seja de interesse de um grupo social e não apenas do cronista. Normalmente, os principais acontecimentos do dia ou da semana anterior são os assuntos redigidos nas crônicas jornalísticas.

Crônica histórica
A crônica histórica é baseada em fatos ou fatos históricos, com personagens, tempo e espaço definidos e com uma linguagem leve e coloquial.

Crônica lírica
Apresenta uma linguagem poética e metafórica que demonstra emoções como nostalgia, saudade e paixão. Ou seja, o texto escrito deve expressar sentimentalismo.

Crônica poética
Podemos dizer que a crônica poética flerta com o literário, pois apresenta versos poéticos em forma de crônica, expressando sentimentos e reações de um determinado assunto.

Crônica-ensaio
Aqui o cronista faz duras críticas a instituições de poder e das relações sociais, de maneira irônica e sarcástica.

Crônica filosófica
A crônica filosófica traz uma reflexão sobre um fato ou evento.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Entregar até 29/04/21
aulas online, aulas remotas
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url