Exercícios Descritor D1 do 9.º ano do Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa

Se você está em busca de exercícios para aprimorar suas habilidades em Língua Portuguesa, chegou ao lugar certo. Neste artigo, apresentaremos uma série de exercícios relacionados ao Descritor D1 do 9.º ano do Ensino Fundamental II, focando na preparação para a SAEB Prova Brasil. Vamos aprofundar nossos conhecimentos linguísticos e garantir que você esteja pronto para enfrentar qualquer desafio nesta disciplina.

O Descritor D1 é uma parte essencial da avaliação em Língua Portuguesa do 9.º ano do Ensino Fundamental II. Ele se concentra na capacidade dos alunos de compreender textos escritos em Língua Portuguesa. Os estudantes precisam demonstrar proficiência na interpretação e compreensão de textos, bem como na identificação de informações explícitas e implícitas.

Exercícios Descritor D1 do 9.º ano do Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa - SAEB Prova Brasil

Exercícios Descritor D1


- Leia o texto:

Estoura 20

Objetivo: Chegar com somas ao número 20 ou mais próximo dele.
Participantes: 2 a 4 participantes.
Material necessário: Dado, tabuleiro e canetinha.
Como jogar: Decidam quem vai começar. O primeiro participante joga o dado, anota o número que cair no quadro de cima do tabuleiro. Os outros participantes também jogam o dado e fazem a anotação. Na próxima rodada, ao jogar o dado, o participante soma o número com o anterior e coloca o resultado no quadrinho de baixo. Se o jogador perceber que a soma dá um número próximo de 20 pode parar e avisa dizendo “Parei”, se outro jogador quiser continuar jogando o dado pode continuar. Quem chegar primeiro em 20 ou ficar mais próximo ganha o jogo. Quem ultrapassar perde.

QUESTÃO 01 – De acordo com esse texto, ganha o jogo quem
A) ( ) anotar o número que sair no dado.
B) ( ) chegar primeiro no 20.
C) ( ) colocar o resultado no quadrinho.
D) ( ) ultrapassar o número 20.

- Leia os quadrinhos do Calvin:

Exercícios Descritor D1 do 9.º ano do Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa - SAEB Prova Brasil

QUESTÃO 02 – O garoto da tirinha é o Calvin. Pelo texto podemos perceber que Calvin
A) ( ) é um menino muito organizado e calmo.
B) ( ) guarda sua jaqueta dentro do armário.
C) ( ) procura tranquilamente por sua jaqueta.
D) ( ) acha estranho guardar as roupas no armário.

- Leia o texto abaixo:

RECICLAGEM LIVRA CAXIAS DE EMBALAGENS PLÁSTICAS

Duque de Caxias passou a fazer parte das cidades contempladas pelo Programa Jogue Limpo, parceria entre o Governo do Estado, Prefeituras e postos de gasolina, que prevê a reciclagem de embalagens plásticas de óleos lubrificantes. A iniciativa foi lançada no posto Socape, no bairro Paulicéia, de onde foram coletados cerca de 100 vasilhames vazios de óleos lubrificantes.

QUESTÃO 03 – De acordo com o texto, o lançamento do “Programa Jogue Limpo” foi realizado
A) ( ) na cidade do Rio de Janeiro.
B) ( ) no posto Socape.
C) ( ) no bairro Paulicéia.
D) ( ) na cidade de Duque de Caxias.

- Leia o texto “Por que o xixi muda de cor?” e responda:

Ele pode mudar de cor por causa de pigmentos contidos em alguns alimentos e remédios que ingerimos ou em decorrência de alguma doença. Em condições normais, a coloração do xixi varia de um amarelo clarinho, quase transparente, até o amarelo-escuro. Esse tom amarelado vem de três pigmentos sanguíneos — o urocromo, a bilirrubina e a creatinina —, que são filtrados pelos rins enquanto a urina é produzida. Quanto mais água ingerimos, mais diluímos esses pigmentos e, consequentemente, mais claro fica o xixi. “Por isso, urina clara é quase sempre sinal de que estamos bem hidratados”, diz Cláudio Luders, nefrologista do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

QUESTÃO 04 - De acordo com o texto, a urina clara quase sempre sinaliza que estamos
A) ( ) infectados.
B) ( ) hidratados.
C) ( ) desidratados.
D) ( ) pigmentados.

- Leia o texto “A gralha vaidosa” e responda:

        Júpiter anunciou que pretendia nomear um rei sobre as aves, nomeou um dia em que elas deveriam aparecer diante do seu trono, quando ele escolheria a mais bela de todas para ser o seu governante.    Desejando dar o melhor de si, ficaram se preparando nas margens de um riacho, onde se ocupavam em lavar e pentear as suas penas.
        A gralha estava lá junto com os outros e percebeu que com a sua plumagem feia, ele não teria nenhuma chance de ser escolhido, então esperou até que todos fossem embora, pegou as mais penas mais bonitas que eles haviam deixado cair e as prendeu sobre seu próprio corpo, como o resultado ele parecia mais belo do que qualquer um deles.
        Quando chegou o dia marcado, as aves se reuniram diante do trono de Júpiter, depois de revista-las, ele estava prestes a fazer a gralha, um rei, quando o restante dos pássaros se pôs sobre a gralha e arrancou as plumas que ele havia pegado, expondo a gralha no que ele realmente era.

Moral da história: Seja você mesmo para não passar vergonha.

QUESTÃO 05 - De acordo com o texto, as penas da gralha eram muito feias, por isso ela
A) ( ) foi escolhida a mais vistosa entre os pássaros.
B) ( ) foi tomar banho e alisar suas penas.
C) ( ) recebeu ajuda de seus amigos para se arrumar.
D) ( ) tinha certeza de que nunca ia ser a escolhida.

- Leia o texto e responda:

Exercícios Descritor D1 do 9.º ano do Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa - SAEB Prova Brasil


QUESTÃO 06 - Após analisar a charge, é possível imaginar que, no Natal, o que parece ser mais importante é
A) ( ) visitar os amigos.
B) ( ) ajudar o próximo.
C) ( ) dar e receber presentes.
D) ( ) fazer confraternização com os amigos.

- Leia o texto abaixo:

Prezado Senhor,

Somos alunos do Colégio Tomé de Souza e temos interesse em assuntos relacionados a aspectos históricos de nosso país, principalmente os relacionados ao cotidiano de nossa História, como era o dia a dia das pessoas, como eram as escolas, a relação entre pais e filhos etc. Vínhamos acompanhando regularmente os suplementos publicados por esse importante jornal. Mas agora não encontramos mais os artigos tão interessantes. Por isso, resolvemos escrever-lhe e solicitar mais matérias a respeito.

QUESTÃO 07 - O tema de interesse dos alunos é:
A) ( ) cotidiano.
B) ( ) escola.
C) ( ) História do Brasil.
D) ( ) relação entre pais e filhos.

- Leia o texto abaixo e responda as questões de 08 à 11:

Fertilização in vitro

        A técnica de fertilização in vitro consiste em uma forma de fecundação artificial realizada com acompanhamento médico. Ela ocorre normalmente com mulheres que têm dificuldade de engravidar naturalmente.
        Nesse processo, a fecundação é feita fora do organismo humano. Inicialmente, a paciente recebe um tratamento para liberar mais de um óvulo por ciclo (o normal é apenas um). Esses óvulos são coletados, tratados com nutrientes e depois unidos aos espermatozóides do pai em um mesmo recipiente. Depois disso, os zigotos ou ovos, como são chamados os óvulos já fecundados, permanecem em uma estufa onde se inicia a divisão celular, com o início da formação do embrião. Decorrido um período de cerca de 72 horas, o embrião é implantado no útero da mãe.
        O primeiro bebê gerado por meio da fertilização in vitro foi Louise Brown, que nasceu na Inglaterra, em 1978. Ma América do Sul, o primeiro caso ocorreu em Curitiba, em outubro de 1984. Hoje são mais de trezentas mil crianças geradas por meio dessa técnica, sendo sete mil delas no Brasil.

QUESTÃO 08 - A fertilização in vitro é uma técnica que ocorre normalmente:
A) ( ) Com as mães de aluguel.
B) ( ) Em mulheres estéreis.
C) ( ) Com mulheres de idade avançada.
D) ( ) Com mulheres que apresentam dificuldades de fertilização.

QUESTÃO 09 - O processo de fertilização in vitro consiste em:
A) ( ) Uma técnica natural de fertilização.
B) ( ) Uma técnica de clonagem humana.
C) ( ) Fecundar artificialmente com acompanhamento médico.
D) ( ) Um tipo de fecundação intra-uterina.

QUESTÃO 10 - Na fertilização in vitro, os óvulos já fecundados, permanecem:
A) ( ) Fora do útero materno.
B) ( ) Dentro do útero materno.
C) ( ) Em uma estufa.
D) ( ) Em um vidro, por todo o período de gestão.

QUESTÃO 11 - Depois do processo de fertilização dos óvulos, o embrião é implantado:
A) ( ) No interior do útero materno, após 72 horas.
B) ( ) Em uma proveta.
C) ( ) Em um tubo de ensaio.
D) ( ) Em uma barriga de aluguel.

A Prova Brasil é um exame nacional aplicado a milhões de estudantes brasileiros. Ela avalia o desempenho dos alunos em várias disciplinas, incluindo Língua Portuguesa. O Descritor D1 faz parte dessa avaliação e exige que os alunos respondam a uma série de questões baseadas em textos fornecidos.

Preparar-se para o Descritor D1 exige dedicação e prática. Os estudantes devem revisar conceitos-chave de leitura e interpretação de texto. Reservar um tempo regular para a prática de leitura é fundamental para o desenvolvimento das habilidades necessárias.

O Descritor D1 do 9.º ano do Ensino Fundamental II em Língua Portuguesa é um componente vital da avaliação dos estudantes no Brasil. A compreensão profunda desse descritor e a preparação adequada são essenciais para obter sucesso no SAEB Prova Brasil. Lembre-se de que a proficiência em leitura é uma habilidade valiosa para toda a vida.

Agora que você tem uma compreensão mais profunda do Descritor D1 do 9.º ano do Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa e da Prova Brasil, está pronto para se preparar adequadamente e enfrentar o exame com confiança.
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url