Correção do Exercício sobre o texto OUTUBRO ROSA - 6.º ano - Aulas 65, 66, 67 e 68 - On-line

Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Luiz Joaquim dos Santos
Professora: Luciene Castor Dantas Quintão
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Conteúdo: Correção do Exercício sobre o texto OUTUBRO ROSA
– Semana 33 – Aula 65 e 66 – DIAS: 18/10/21 e 22/10/21 – Segunda e Sexta
SÉRIE: 6.º ANO – TURMA: A ou B – TURNO: MANHà– GRUPO: A
– Semana 34 – Aula 67 e 68 – DIA: 25/10/21 e 29/10/21 – Segunda e Sexta
SÉRIE: 6.º ANO – TURMA: A ou B – TURNO: MANHà– GRUPO: B

OUTUBRO ROSA


O que é Outubro Rosa?


Neste mês é realizada a campanha OUTUBRO ROSA, que é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama.

O Outubro Rosa iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e ganhou o mundo como uma forma de conscientização da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas ao câncer de mama.

A campanha Outubro Rosa iniciou-se no Brasil em outubro de 2002. O Mausoléu do Soldado Constitucionalista (também conhecido como Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, ficou iluminado de rosa durante todo o mês. A iniciativa partiu de um grupo de mulheres que queriam trazer o movimento para o Brasil e se uniram a uma empresa europeia de cosméticos.


Laço rosa símbolo do Outubro Rosa


O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen. A cor rosa simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Os laços rosas popularizaram-se e são usados para enfeitar locais públicos e outros eventos.


Outubro Rosa: conscientização na luta conta o câncer de mama


O câncer de mama é mais comum entre as mulheres, sendo raro em homens. Sim, homens também podem ter câncer de mama. Eles têm glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em quantidade pequena.

Normalmente, o câncer de mama aparece em homens acima dos 60 anos, e pode ser mais frequente em homens cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama e de ovário. Nas mulheres, a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos podem não serem sentidos, sendo, fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos.

O autoexame das mamas era recomendado como forma de detecção da doença, entretanto, em virtude da dificuldade de algumas mulheres de entenderem a anatomia do órgão, falsos resultados eram obtidos. Nódulos pequenos podem não ser sentidos, o que pode causar a falsa impressão de que a mulher está saudável e retardar a consulta ao médico. Todavia, é importante ressaltar que o autoexame, junto a exames periódicos, pode salvar vidas.

O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente.

O tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e a complementação com técnicas de radioterapia e quimioterapia.

Apesar de muitas vezes o câncer de mama não possuir causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção. A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal. É importante também evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, também ajudam a evitar a doença.
 

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO SOBRE O OUTUBRO ROSA


QUESTÃO 01 - O que é Outubro Rosa? Quando a campanha surgiu no Brasil?

OUTUBRO ROSA é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. O Outubro Rosa iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e o primeiro vestígio da campanha Outubro Rosa no Brasil foi em outubro de 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo, ficou iluminado de rosa durante todo o mês. 


QUESTÃO 02 - Por que o símbolo de tal campanha é um laço rosa?

O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen. A cor rosa simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.


QUESTÃO 03 - Homens também podem ter câncer de mama? Explique:

Sim, os homens podem ter câncer de mama, é uma condição rara, mas é uma condição que pode acometer os homens.


QUESTÃO 04 - Como é feito o tratamento para o câncer de mama?

O tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e a complementação com técnicas de radioterapia e quimioterapia.
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url