RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS - Crônica – O que é e quais suas características? - 9.º Ano - Aula 16 - Dia 30/04/21

 

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS - Crônica – O que é e quais suas características? - 9.º Ano

Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Luiz Joaquim dos Santos
Professora: Luciene Castor Dantas Quintão
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Ano: 9.º        Turma: 
A          Turno: Manhã
Semana 08 – Aula 16 – DIA: 30 / 04 / 2021
Conteúdo: RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS - Crônica – O que é e quais suas características?

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Entregar até 29/04/21

- Leia a crônica e depois responda as questões:

NOSSOS NETOS NÃO VÃO COMER PASTÉIS!

            Pode ser ignorância nossa, mas não sabíamos que o novo vilão do planeta é o óleo de cozinha! Sim, aquele usado pra fritar pastel, bife à milanesa e batata frita! Sabíamos que jogar óleo usado na pia podia causar um grande entupimento. E que uma das opções era jogá-lo na privada. Mas, como não somos cozinheiras de mão cheia e sabemos que frituras fazem a maior sujeira, nunca pensamos muito sobre o assunto óleo.

            Até que agora começaram a pipocar notas sobre o “descarte do óleo”. Ou seja: como jogar aquele óleo usado fora!? Segundo os cientistas, o óleo dos pastéis pode ser o responsável por enchentes, morte dos fitoplânctons e até pelo aquecimento global! E não pense que isso não tem a ver com você porque a única coisa que você cozinha é ovo na manteiga. Porque agora comer uma coxinha é quase um crime contra o planeta, se você pensar bem.

            Deve ser por isso que algumas cozinheiras guardam o óleo velho e usado numa lata sinistra, geralmente embaixo da pia. Elas deixam lá até pensarem numa maneira melhor de jogar fora o tal óleo assassino de fitoplânctons. Devem ir acumulando latas e latas de óleo, sem silêncio, por anos. E, depois, sem saber o que fazer, colocam tudo aquilo numa Kombi, desaparecem pelo mundo e passam a viver na clandestinidade, cheias de culpa.

            Os ecologistas recomendam que você entregue o óleo para ONGs que fazem reciclagem ou faça sabão caseiro. Sim, um sabão caseiro com o óleo velho! Que nem naquele filme Clube da luta, em que os sabonetes das madames eram feitos com a gordura da lipoaspiração. Eca! Só de pensar nisso já desistimos de comer qualquer coisa frita para sempre! Ou de usar sabonete.

            Uma coisa nos deixou tristes: o fato de que talvez nossos netos (se tivermos algum) nunca conhecerão o sabor de um delicioso bife à milanesa ou de um pastel de queijo. Pense nas feiras sem barraca do pastel. Certamente, ir à feira vai ficar mais triste.

            Porque, se a gente tiver que levar latas de óleos velhos para a reciclagem ou usar sabão com odor de fritura, vamos adotar só alimentos cozidos. No vapor.

            A vida fica cada dia mais triste no planeta Terra. E, por enquanto, vamos nos entupir de pastel para esquecer disso.

            Momento de histeria

            Estamos fritas!

Jô Hallack, Nina Lemos e Raq Affonso. Nossos netos não vão comer pastel! Folhateen, suplemento do jornal Folha de S.Paulo, 17 set.2007.

Glossário:

- Clandestino: feito às escondidas; que é contra as leis ou a moral.

- Descartar: livrar-se de alguém ou de alguma coisa importuna.

- Fitoplânctons: comunidade de microrganismos vegetais que constituem a base alimentar da vida nos oceanos e mares.

- Histeria: neurose caracterizada por perturbações passageiras da inteligência, da sensibilidade e do movimento, assim como por sinais permanentes; loucura, excitação vivíssima.

- Lipoaspiração: procedimento para remover gordura do corpo, aspirada por um aparelho através de pequenos furos na pele.

- Sinistro: que incita o medo; assustador ou temível.

QUESTÕES

1.º) Por que, segundo a crônica, "nossos netos não vão comer pastel"? Explique a partir da leitura do título e do texto.
Segundo a crônica, "Nossos netos não vão comer pastéis", porque pastéis são frituras, e, hoje em dia, o óleo usado para fritar alimentos é considerado perigoso para o meio ambiente.

2.º) Que aspecto da vida cotidiana foi usado pelas autoras para comentar as mudanças inevitáveis de nossos hábitos?
O aspecto da vida cotidiana foi o que devemos fazer para descartar o óleo de cozinha que utilizamos.

3.º) Por que as autoras não haviam pensado ainda sobre o assunto?
Elas não haviam pensado nisso antes por não serem boas cozinheiras, e, por isso, ainda não haviam se interessado pelo descarte do óleo.

4.º) Releia este trecho do texto: "Até que agora começaram a pipocar notas sobre o 'descarte do óleo'." Responda: Qual é o sentido do verbo pipocar nessa frase?
O sentido do verbo 𝐩𝐢𝐩𝐨𝐜𝐚𝐫 nessa frase é aparecer repentinamente.

5.º) Releia este trecho do texto: "Até que agora começaram a pipocar notas sobre o 'descarte do óleo'." Responda: Substitua o verbo pipocar por uma expressão sinônima.
Até que agora começaram a 𝐚𝐩𝐚𝐫𝐞𝐜𝐞𝐫 𝐫𝐞𝐩𝐞𝐧𝐭𝐢𝐧𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 notas sobre o 'descarte do óleo'.

6.º) Releia este trecho do texto: "Segundo os cientistas, o óleo dos pastéis pode ser o responsável por enchentes, morte dos fitoplânctons e até pelo aquecimento global!" Responda: É possível que algum cientista tenha feito essa afirmação?
É possível, mas não provável que um cientista tenha feito essa afirmação.

7.º) Releia este trecho do texto: "Segundo os cientistas, o óleo dos pastéis pode ser o responsável por enchentes, morte dos fitoplânctons e até pelo aquecimento global!" Responda: Qual pode ter sido o objetivo das autoras ao dar essa informação?
O objetivo das autoras ao dar essa informação foi criar um efeito humorístico por meio do exagero.

8.º) Como as autoras se sentem em relação à necessidade de adotar esse novo procedimento?
As autoras parecem sentir-se prejudicadas e tristes pela necessidade de adotar um novo comportamento em relação ao óleo usado em frituras. Podemos notar isso nesses dois trechos do texto: "Certamente, ir à feira vai ficar mais triste"; "A vida fica cada dia mais triste no planeta Terra.".
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url