Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - Atividades de Língua Portuguesa para o 7.º A

Tecnologias Digitais

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos 
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Professora: Luciene 
Turma: 7.º A
Semana 11 – Aula 19 – Dia: 27 / 07 / 2020 
Tema: Tecnologias Digitais 

O B S E R V A Ç Ã O:

NÃO precisa copiar o texto.
C O P I E o exercício no seu caderno.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Tecnologia Digital na aprendizagem 


A tecnologia digital tem a finalidade de auxiliar na construção do conhecimento e fornecer novos caminhos para o ensino e aprendizagem.

A utilização de ferramentas digitais como aliada do processo de aprendizagem já faz parte do nosso dia a dia, principalmente neste momento.

Motivos da importância da Tecnologia Digital no ensino e aprendizagem


1. A tecnologia digital desperta maior interesse e prende a atenção dos alunos

O uso da tecnologia digital na educação contribui enormemente para o engajamento dos estudantes na dinâmica de aula. A mente humana é apaixonada por novidades. Por isso, é importante variar a rotina de estudos, fazer pequenas mudanças no local e, especialmente, experimentar diferentes ferramentas e recursos tecnológicos. Quando se buscam novas formas de ensinar e aprender, coloca-se uma aura de novidade sobre a rotina de estudos, tornando-a mais interessante e prazerosa. Consequentemente, crescem a atenção e o interesse dos alunos pelo assunto em pauta.

2. A tecnologia digital auxilia na percepção e na resolução de problemas reais

Grande parte dos artigos e discussões recentes na área da educação diz que ao aproximar a realidade ao que foi estudado, esta contextualização auxilia a compreensão do conteúdo e a resolução de problemas reais que se apresentam no dia a dia do estudante.

3. A tecnologia digital insere os jovens no debate social e contribui para a formação do senso crítico

Uma das principais vantagens da aplicação da tecnologia digital na educação é a possibilidade de acessar informações atualizadas, em tempo real. Não é mais preciso aguardar pela atualização do livro didático impresso para ter acesso a temas contemporâneos, questões recentes de vestibulares, dados atualizados e debates sociais relevantes. Trabalhar com informações hiperatualizadas contribui para inserir o estudante no debate social e desenvolver seu senso crítico e de argumentação, preparando-o simultaneamente para os desafios da vida social e acadêmica.

4. A tecnologia digital trabalha a responsabilidade na utilização da internet e dos recursos digitais

A tecnologia digital está presente na vida das novas gerações desde muito cedo. É extremamente comum ver crianças em idade pré-escolar utilizando tablets e smartphones, por exemplo. A inserção da tecnologia no ambiente escolar ajuda a estabelecer regras de convivência e segurança nos ambientes virtuais. Também é uma boa oportunidade para trabalhar a responsabilidade no manuseio e na conservação dos equipamentos digitais.

5. A tecnologia digital contribui para democratizar o acesso ao ensino

O uso da tecnologia digital na educação pode dar mais autonomia aos estudantes portadores de deficiência, transtornos ou problemas de aprendizagem, ajudando-os a superar limitações e a desenvolver ao máximo seu potencial.

6. Permite traçar um plano de ensino adequado a cada aluno

A tecnologia digital permite gerar uma grande quantidade de dados educacionais. É possível identificar temas e conceitos nos quais os estudantes apresentam maior facilidade ou dificuldade de compreensão, bem como verificar o desempenho da turma e de cada aluno, individualmente. A análise desses dados dá autonomia para que professores, pais e alunos tracem um plano de ensino personalizado, mais adequado a cada turma e estudante. Também possibilita que o próprio aluno, nas etapas mais avançadas da educação básica, direcione seu aprendizado para suas áreas de interesse e da formação que pretende seguir.


Sempre deve ficar claro que a tecnologia digital não é uma solução milagrosa para melhorar o desempenho dos alunos. A tecnologia não é o fim, mas o meio pelo qual o professor e os profissionais da educação desenvolverão suas práticas pedagógicas, definindo as ferramentas e soluções que são mais relevantes para a realidade de cada escola, turma e estudante, bem como a melhor maneira de utilizá-las no processo de ensino-aprendizagem.

EXERCÍCIOS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Entrega até o dia 30 / 07 / 2020

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR:

Bons estudos
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url