Notícias de Jornal - Aulas de Língua Portuguesa para o 7.º ano

Aulas de Língua Portuguesa sobre Notícias de Jornal para o 7.º ano do Ensino Fundamental II e Exercícios de Fixação da Aprendizagem sobre o assunto do texto.

Caso tenha dúvidas sobre o assunto de notícias de jornal ou sobre os exercícios de texto, deixe um comentário que respondo em breve.

Aulas de Língua Portuguesa sobre Notícias de Jornal para o 7.º ano do Ensino Fundamental II

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos 
Componente Curricular: Língua Portuguesa 
Professora: Luciene Dantas
Turma: 7.º Ano
Semana 01 – Aula 01 – 18 / 05 / 2020 
Tema: Covid-19 (Coronavírus)

NOTÍCIAS DE JORNAL


Nessa atividade você irá pensar um pouco sobre notícias. Nesse período de quarentena, você deve ter ouvido, lido e assistido a inúmeras notícias, pois você precisava ficar informado sobre o Coronavírus, não é?

As notícias têm exatamente a função de informar a população sobre os principais e mais importantes acontecimentos.

Aqui, você vai estudar uma notícia escrita, publicada no “Jornal Joca".

Alguns elementos importantes da notícia:

Título ou Manchete: O título da notícia é muito importante porque é o que chama a pessoa para a leitura da notícia. O título é um texto curto, impactante e que normalmente, usa o verbo no presente.

Subtítulo: É uma linha fina que vem após o título e que costuma ampliar o título, dando mais informações sobre a notícia.

Corpo do texto: No corpo do texto encontramos as informações propriamente ditas. Nas notícias, normalmente, conseguimos responder a algumas questões básicas sobre o assunto:

- O que aconteceu?
- Quando aconteceu?
- Quem estava envolvido na ação?

Esses são alguns pontos importantes para você observar na notícia que você irá ler. Vamos ao trabalho?

Leia o texto a seguir:

BRASIL | 11 de março de 2020

OMS declara pandemia de coronavírus

Apesar do novo status, os países não devem mudar a forma como estão operando

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, no dia 11 de março, que o Covid-19 é uma pandemia. Esse termo é usado quando uma doença infecciosa se espalha e afeta muitas pessoas de vários continentes ao mesmo tempo.

Por enquanto, a declaração não altera o que os governos devem fazer para conter a circulação do vírus. “Isso não muda o que a OMS está fazendo nem o que os países devem fazer”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

Ele ainda reforçou que os países devem investir recursos para controlar a situação. “Todos os países devem encontrar um bom equilíbrio entre proteger a saúde, minimizar problemas econômicos e sociais e respeitar os direitos humanos”, declarou.

O ministro da Saúde do Brasil, Luiz Henrique Mandetta, disse que a declaração já era esperada e que ela não muda nada para o Brasil.

Entenda a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia


Surto: quando acontecem mais casos do que o esperado de certa doença em um local específico. Por exemplo, um bairro que tem muitos casos de dengue de uma só vez.

Epidemia: quando uma doença infecciosa se espalha pelo país. Alguns países, por exemplo, têm epidemias de gripe todos os anos.

Pandemia: quando a doença infecciosa se espalha para vários continentes e provoca grande número de casos simultâneos ao redor do mundo. Um exemplo recente foi a gripe H1N1, declarada pandemia em 2009.

Endemia: quando uma doença infecciosa está presente em uma área permanentemente, por vários anos. Alguns países da África, por exemplo, sofrem uma endemia de malária.

EXERCÍCIOS SOBRE O TEXTO

1. Escreva o título e subtítulo da notícia no quadro a seguir: 

- Título (Manchete): OMS declara pandemia de coronavírus 

- Subtítulo: Apesar do novo status, os países não devem mudar a forma como estão operando 

2. A partir da leitura do texto, responda: 

a) O que aconteceu? A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o Covid-19 é uma pandemia. 

b) Quando aconteceu? No dia 11 de março. 

c) Quem está envolvido na ação? A Organização Mundial da Saúde (OMS). 

3. Às vezes, para poder dar mais credibilidade à informação o jornalista usa, no texto, a fala de algum especialista. Leia o trecho a seguir: 

Por enquanto, a declaração não altera o que os governos devem fazer para conter a circulação do vírus. “Isso não muda o que a OMS está fazendo nem o que os países devem fazer”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. 

a) Escreva a fala de alguém que cumpra o papel de dar mais credibilidade ao texto: “Isso não muda o que a OMS está fazendo nem o que os países devem fazer” 

b) De quem é essa fala? Qual é a função dessa pessoa? A fala é de Tedros Adhanom Ghebreyesus, e ele é o diretor-geral da OMS.

4. A notícia explica o que é surto, epidemia, endemia e pandemia. Com suas palavras, resuma essas informações: 

- Surto: quando acontecem mais casos do que o esperado de certa doença em um local específico. 

- Epidemia: quando uma doença infecciosa se espalha pelo país. 

- Pandemia: quando a doença infecciosa se espalha para vários continentes e provoca grande número de casos simultâneos ao redor do mundo. 

- Endemia: quando uma doença infecciosa está presente em uma área permanentemente, por vários anos.


Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url