Atividades sobre Novembro Azul - Língua Portuguesa - Texto e Exercícios

Atividades sobre Novembro Azul - Língua Portuguesa - Texto e Exercícios

Novembro Azul


A fim de conscientizar a população, principalmente a masculina, sobre os riscos do câncer de próstata, formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença, surgiu o movimento internacional Novembro Azul. Durante todos os trinta dias de novembro, são realizadas campanhas de esclarecimento sobre a doença, além da iluminação dos pontos turísticos ao redor do mundo como forma de divulgar o movimento.

Comemorado inicialmente na Austrália, em 2003, esse mês foi escolhido porque é o mesmo em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.

O que é a próstata?


A próstata é uma importante glândula do sistema reprodutor masculino, responsável por produzir uma secreção que compõe o sêmen. Essa secreção possui nutrientes para os espermatozóides e também enzimas anticoagulantes, sendo fundamental, portanto, para garantir um ambiente adequado para os gametas masculinos.

Câncer de próstata


O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, sendo considerado um tumor da terceira idade. Isso se deve ao fato de que mais da metade dos casos de câncer de próstata ocorrem em pessoas com mais de 65 anos de idade.

São os principais fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença: idade, histórico familiar, obesidade e exposição a algumas substâncias, como arsênio e produtos de petróleo. Pessoas negras também apresentam chance aumentada de desenvolver a doença.

Esse tipo de câncer geralmente apresenta evolução lenta, portanto, é essencial estar atento a sinais e sempre fazer exames preventivos. O diagnóstico precoce pode ser a chave para um tratamento de sucesso.

Os principais sintomas desse tipo de câncer são a diminuição do jato de urina e aumento na frequência urinária. Também podem ocorrer dificuldade ao urinar e sangue na urina.

Para diagnosticar o câncer de próstata, é fundamental a realização do exame de toque e o de sangue, que é conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico). Esses dois exames, apesar de sua importância, não podem ser usados de maneira isolada para afirmar com precisão a ausência ou presença de câncer. Em caso de alteração nesses exames, pode-se solicitar uma biópsia para a confirmação da presença do tumor e exames de imagem para verificar se outras áreas foram atingidas.

Recomenda-se que, a partir dos 50 anos, o urologista seja procurado anualmente para a realização dos exames. Pacientes que possuem histórico familiar da doença devem procurar o médico a partir dos 45 anos de idade. Estima-se que homens com parentes próximos que tiveram esse tipo de câncer antes dos 60 anos possuem, em média, 3 a 10 vezes mais riscos de desenvolver a doença.

Sendo assim, ficar atento aos sinais do corpo e procurar o médico com frequência é extremamente importante para diagnósticos precoces e tratamentos mais eficientes. Não deixe, portanto, que o medo ou a vergonha sejam empecilhos para o cuidado com a saúde.

O tratamento do câncer de próstata depende de vários fatores, como o estado atual de saúde do paciente e o estadiamento do câncer. Normalmente os tratamentos mais adotados são a cirurgia e a radioterapia.

Exercícios sobre o Novembro Azul


Responda no caderno:

QUESTÃO 01 - O que é e quando surgiu o Novembro Azul?


QUESTÃO 02 - Qual a idade recomenda-se procurar o Urologista e com qual idade?


QUESTÃO 03 - Como é feito o tratamento do câncer de próstata?


- Observe a imagem e responda:


QUESTÃO 05 - Indique a quem está destinada a campanha publicitária acima.


QUESTÃO 06 - Explique quais os elementos gráficos responsáveis pela identificação do público-alvo da campanha.



QUESTÃO 07 - Explique a frase “O mês mudou, a cor também”.



QUESTÃO 08 - Identifique o sentido da conjunção “mas” na campanha.



QUESTÃO 09 - Indique a qual campanha anterior o texto se refere.
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url