EDUCAÇÃO INCLUSIVA – Somos Diferentes e Semelhantes - 6.º ano - Aula 58

Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Luiz Joaquim dos Santos
Professora: Luciene Castor Dantas Quintão
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Série: 6.º Ano
Turma: A e B
Turno: Manhã
Conteúdo: EDUCAÇÃO INCLUSIVA – Somos Diferentes e Semelhantes: aprendendo com as diferenças
Semana 29 – Aula 58 – DIA: 20/ 09 / 2021 – Segunda–feira

 EDUCAÇÃO INCLUSIVA – Somos Diferentes e Semelhantes: aprendendo com as diferenças

EDUCAÇÃO INCLUSIVA – Somos Diferentes e Semelhantes: aprendendo com as diferenças

            O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é uma importante oportunidade para refletirmos sobre a importância da inclusão social. Somos todos diferentes! Podemos ter vários tamanhos, idades, formas, origens, gostos, atitudes, religiões..., basta olhar para o lado e enxergar o outro para perceber. O importante é entendermos que precisamos respeitar as nossas diferenças! Como pessoa, você deve ser respeitada, mas também não pode esquecer que deve respeitar o próximo.

            No dia 21 de setembro (dia também da árvore), é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera (23 de setembro), estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

            Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

            A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.

            Percebe-se, portanto, que existem diferentes tipos de deficiência e cada uma é responsável por um tipo diferente de limitação. Muitas vezes, essas limitações podem comprometer a qualidade de vida do indivíduo; por isso, faz-se de extrema necessidade o desenvolvimento de medidas de inclusão.

            Muitas conquistas já foram obtidas, mas muitas pessoas com deficiências ainda sofrem com a falta de acessibilidade e preconceitos. A falta de acessibilidade é uma grande barreira, uma vez que impede, muitas vezes, a locomoção, a comunicação e até mesmo o direto à informação. Já o preconceito faz com que a deficiência se torne um empecilho para arrumar um emprego ou continuar os estudos, por exemplo.

            Assim sendo, a luta deve ser constante, e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é uma oportunidade para demonstrar força na busca pelos direitos dessas pessoas.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO SOBRE
EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url